sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Positivismo de Comte

POSITIVISMO


INTRODUÇÃO

A filosofia positivista foi fundada pelo francês Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de Janeuri de 1798 – Paris, 5 de Setembro de 1857. Filósofo e o pai da Sociologia) em 1818 com o “Curso de Filosofia Positivista” e em 1842 renomeado para “Sistema de política Positivista”.
Auguste Comte depositava uma grande fé a perspectiva do avanço da ciência. Citamos aqui a máxima positivista Comteana “O amor por princípio, Ordem por base; o progresso por fim”.


CAPÍTULO I ACEPÇÕES DA PALAVRA POSITIVO PARA AUGUSTE COMTE

A palavra positivo para Comte possui Cinco acepções:
- Real em oposição a Quimérico (Quimera, monstro fabuloso, não real. Sonho): o espírito humano deve investigar sobre o que é possível conhecer.
- Útil em oposição ao ocioso: deve-se estudar e conhecer tudo o que seja destinado ao aperfeiçoamento individual ou coletivo.
- Certeza em oposição a indecisão.
- Precisão em oposição ao vago/indefinido.
- Positivo em oposição ao negativo: o objetivo da filosofia positiva é organizar, agregar e construir.


CAPÍTULO II – A LEI DOS TRÊS ESTADOS

Comte estudou a marcha da civilização desde a pré-história e identifica que a humanidade passou por três estados teóricos.
- 1º Teológico ou Fictício.
- 2º Metafísico ou Abstrato
- 3º Positivo ou Científico
No estado teológico tínhamos Deus por explicar as causalidades e fenômenos.
Na metafísica, com Aristóteles, explicava a origem e o propósito dos homens.
No positivismo de Comte a ciência como base no progresso da humanidade.


CAPÍTULO III – SEIS CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS

A filosofia positiva resulta de duas operações: A determinação dos fatos gerais de cada ciência fundamental e o agrupamento ou coordenação desses fatos.
As seis ciências fundamentais para Comte:
- Matemática
- Astronomia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia

CAPÍTULO IV- O POSITIVISMO DE COMTE E A PSICOLOGIA


DISCURSO SOBRE O ESPÍRITO POSITIVO

“O espírito positivo, ao contrario, é diretamente social, tanto quanto possível e sem nenhum esforço, em virtude mesmo da sua característica. Para ele o homem propriamente dito não existe, só pode existir a Humanidade, pois todo nosso desenvolvimento é devido à sociedade, sob quaisquer aspectos que o encaremos.” Auguste Comte em “Discurso preliminar sobre o espírito”.


REFLEXÕES DE COMTE SOBRE A PSICOLOGIA

Uma grande crítica foi feita a Comte por não haver consagrado a psicologia em sua classificação das ciências.
Porém analisando a história da psicologia verificamos que a mesma ganhou o status de ciência com o laboratório de Wundt somente no final do século XIX. A obra de Comte foi divulgada, 50 anos antes de a psicologia experimental surtir efeitos.
A psicologia na época estava resumida ao problema da “Origem das idéias” e tentava provar a existência de Deus e Alma, era essa psicologia que Comte bania dos conhecimentos positivos.
Essa psicologia ainda estava muito ligada as idéias de Santo Agostinho, São Thomas de Aquino e Descartes.
Comte ligava uma parte dos fatos psicológicos, as funções orgânicas e os outros fatos serem decorrentes da sociologia (Fatos sociais). Segundo Comte, para um indivíduo isolado, não haveria nem verdades nem mentiras, porque opiniões seriam fatos sociais.
Comte afirmava também que a objetividade do conhecimento, se acha no valor social, assim como todos os nossos fenômenos afetivos, com exceções de algumas inclinações intrapessoais, que segundo Comte são aquelas emoções rudimentares ligadas ao instinto, todas as outras não haveria sentido se não, analisadas em caráter da sociologia, portanto social.


A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NA PSICOLOGIA.

Comte ainda fez levantamentos sobre a questão observado x observador, o objeto de estudo ser o mesmo do estudante.
Dizia ele que não seria possível do homem observar suas próprias operações intelectuais, ele apenas pode observar os órgãos (Com exceção do pensante) e os resultados, colocando assim a importância da ciência na própria psicologia.
Por tanto, não é admissível a psicologia, quando considerada o estudo da psique humana, não levar em conta as considerações do exterior.

Resumidamente para Comte, a psicologia, para progredir deveria achar dois princípios de explicação: O Organismo Humano e O meio Social.


No próximo post colocarei um trabalho sobre Kurt Lewin e a psicologia social.
Espero que tenham gostado.

2 comentários:

Ally disse...

Muito bom, parabens!!!

Flávio Agostinho disse...

Muito obrigado, a forma como você organizou a máteria foi Top... Ajudou-me muito! Parabéns